03 dezembro 2018

O grande Deus

Oh, fonte de todo bem!
Destrua em mim todo pensamento arrogante
Quebre o orgulho em pedaços e espalhe-o ao vento.
Aniquile cada fragmento de justiça própria
Implante em mim a verdadeira humildade de espírito
humilhe-me com uma aversão e ódio de mim mesmo,
Abre em mim uma fonte de lágrimas de arrependimento
Quebranta-me, então subjugue-me;
Assim o meu coração será uma morada preparada para o meu Deus;
Então o Pai fará a sua habitação em mim,
Então o bendito Jesus virá curar com o seu toque,
Então o Espírito Santo descerá em graça santificadora;
Ó Santíssima Trindade, três Pessoas e um só Deus
habita em mim, um templo consagrado à tua glória.
Quando Tu estás presente, o mal não pode permanecer;
Em Tua comunhão há plenitude de alegria,
Abaixo do Teu sorriso está a paz de consciência
Ao Teu lado, nenhum medo perturba,
Nenhuma apreensão elimina o descanso da mente,
Contigo o meu coração florescerá com fragrância;
Faz-me receber, com arrependimento, a tua habitação.
Nada excede ao Teu poder,
Nada é grande demais que não possa fazer por Ti
Nada é bom o suficiente que possa dar-Te.
Infinito é o Teu poder, e o Teu amor é sem limites
ilimitada é a Tua graça, glorioso o Teu nome salvador.
Que os anjos cantem pelos pecadores se arrependendo, pródigos restaurados,
apóstatas regenerados, cativos de Satanás que foram libertos,
olhos cegos que foram abertos, corações despedaçados que foram refeitos,
os desanimados agora aplaudem, os que se auto-justificam despojaram-se,
o legalista afasta-se do refúgio de mentiras,
o ignorante é iluminado,
e santos são edificados em sua santa fé.
Eu peço grandes coisas de um grande Deus.

30 novembro 2018

Deus sobre tudo

Tu que tudo conquistará
Não há conforto em nada
além da satisfação em Ti
e estando comprometido em Teu serviço;
Tu és tudo em todos, e todos os prazeres é o que tens para mim
Tu os criastes, e não o fazes mais.
Eu estou satisfeito com a Tua vontade, seja qual for
ou em todas as situações,
E se me pedires que decida por mim mesmo em qualquer caso,
Eu escolheria encaminhar tudo para Ti
pois Tu és infinitamente sábio e é incapaz de errar
no entanto, eu corro o perigo de falhar.
Eu me alegro em pensar que todas as coisas estão à Tua disposição,
e me deleito em deixá-las Contigo.
Então a oração se transforma em louvor,
e tudo que posso fazer é adorar e Te bendizer.
O que darei por todos os Teus benefícios?
Eu estou indeciso entre dois fatos, não sabendo o que fazer;
Eu anseio retornar-Te algo, mas não tenho nada a oferecer,
e só posso me alegrar, pois Tu fazes tudo,
porque ninguém no céu ou na terra compartilha da Tua honra;
Eu nada posso fazer de mim mesmo para glorificar o Teu bendito nome,
mas eu posso, alegremente, através da graça, entregar alma e corpo para Ti,
Eu sei que Tu és o autor e consumador da fé,
que toda a obra da redenção é Tua somente,
que toda boa obra ou pensamento encontrado em mim
é o efeito do Teu poder e graça,
que o Teu único motivo em operar em mim, tanto o querer como o realizar
é para o Teu beneplácito.
Ó Deus, é maravilhoso que os homens possam falar tanto
sobre o poder e a bondade criada no homem,
no entanto, se Tu não nos detivesse a cada momento,
seríamos como demônios encarnados.
Isso, por amarga experiência, Tu me ensinaste a respeito de mim mesmo.

29 novembro 2018

A Trindade

Três em Um, Um em Três, Deus da minha salvação
Pai Celeste, Filho Abençoado, Espírito Eterno
Eu Te adoro como um Ser, uma Essência,
um Deus em três Pessoas distintas,
por trazer pecadores ao teu conhecimento e ao teu reino.
Pai, Tu me amaste e enviaste Jesus para me redimir;
Ó Jesus, Tu me amaste e assumiu minha natureza
derramou Teu próprio sangue para lavar os meus pecados,
justiça forjada para cobrir a minha indignidade;
Ó Espírito Santo, Tu me amaste e entrou no meu coração
implantando nele a vida eterna,
e revelou-me as glórias de Jesus.
Três Pessoas e um Deus, eu Te bendigo e Te louvo
por amor tão imerecido, tão indescritível, tão maravilhoso,
tão poderoso para salvar os perdidos e elevá-los à glória.
Ó Pai, eu Te agradeço que na plenitude da graça
Tu me deste a Jesus
ser Tua ovelha, joia, porção;
Ó Jesus, eu Te agradeço que na plenitude da graça
Tu me aceitaste, desposaste, vinculaste;
Ó Espírito Santo, eu Te agradeço que em plenitude da graça
Tu expuseste Jesus como a minha salvação
implantou fé dentro de mim
subjugou o meu obstinado coração,
me fez um com Ele para sempre.
Ó Pai, Tu estás entronizado para ouvir minhas orações,
Ó Jesus, a Tua mão está estendida para receber minhas petições,
Ó Espírito Santo, Tu estás disposto a auxiliar-me em minhas fraquezas,
para mostrar-me a minha necessidade, para fornecer palavras, e orar dentro de mim,
para fortalecer-me a fim de que eu não desmaie em súplica.
Ó Deus Triúno, que comanda o universo,
Tu me mandaste pedir essas coisas
que dizem respeito ao teu reino e minha alma.
Deixe-me viver e orar como alguém batizado no tríplice nome.

28 novembro 2018

O Vale da Visão do Senhor

Alto e Santo, Manso e Simples
Trouxe-me para o vale da visão,
onde moro nas profundezas, mas Te vejo nas alturas;
cercado por montanhas de pecado, vejo a Tua glória.
Deixe-me aprender pelo paradoxo
que o caminho que abate é o caminho que exalta
que inclinar-se é ser enaltecido,
que o coração quebrantado é o coração curado,
que o espírito contrito é o espírito de alegria,
que a alma arrependida é a alma vitoriosa,
que não ter nada é possuir tudo,
que levar a cruz é usar a coroa,
que dar é receber,
que o vale é o lugar da visão.
Senhor, as estrelas diurnas podem ser vistas nos mais intensos abismos,
e quanto mais profundos eles são, maior é o brilho das Tuas estrelas;
Deixe-me encontrar a Tua luz na minha escuridão
a Tua vida na minha morte
a Tua alegria na minha tristeza
a Tua graça no meu pecado
as Tuas riquezas na minha pobreza
a Tua glória no meu vale.

O Vale da Visão: Uma coleção de orações e devocionais puritanas

O Vale da Visão:
Uma coleção de orações e devocionais puritanas

Editado por Arthur Bennett

O fardo do vale da visão (Isaías 22.1)

THE BANNER OF TRUTH TRUST
Edimburgo
1975



CONTEÚDO

Prefácio
Introdução: A Visão do Vale
1. Pai, Filho e Espírito Santo
A Trindade
Cristo é tudo
Deus é tudo
Plenitude em Cristo
Deus a fonte de todo bem
União com Cristo
O grande Deus
O nome de Jesus
O Todo-bondoso
Somente Cristo
O Causador
Jesus minha glória
A vontade divina
O amor de Jesus
Misericórdias divinas
Amor a Jesus
Deus apreciado
A segunda vinda
Uma presente salvação
Spiritus Sanctus
Principal fim do homem
Deus o Espírito
Honrado Deus
O Espírito de Jesus
Adoração e gratidão
A obra do Espírito
O dom dos dons
O Espírito como mestre
Cristo a Palavra
2. Redenção e reconciliação
O caminho do evangelho
O precioso sangue
O pecador despertado
Amor ilustrado no Calvário
O Espírito convencedor
O Salvador
O clamor de um pecador convencido
Reconciliação
Deus e eu
Libertação
O Mediador
Regeneração
Ressurreição
Vivendo para Jesus
Eleição
Preservado por Deus
Chamado cristão
Uma oração do cristão
Certeza
Graça sublime
A primeira oração do convertido
A grande descoberta
A vida vista
A devoção do neófito
Vitória
Os “nunca” do evangelho
Libertação
Verdadeira religião
Pertencendo à Jesus
3. Arrependimento e desaprovação
Autoconhecimento
O coração quebrantado
Ainda eu peco
Nada em si mesmo
O tenebroso convidado
Deficiências
Paradoxos
Retrocesso
Corações corruptos
Pecados
Autodesaprovação
Orgulho
As profundezas
Paixão
Contínuo arrependimento
Penitência
Confissão e petição
O homem um nada
Contrição
Um clamor por livramento
Humilhação
Misericórdia
Mortificação
Crucificação e ressurreição
Purificação
Novo começo
Reprovações
Confiança
4. Necessidades e devoções
Necessidade da graça
Escolhas
Conflito
Desejos
Perigo
Fé e o mundo
Necessidade de Jesus
Viajando
Fraquezas
Crescimento espiritual
O Infinito e o finito
Jornada
Fim de ano
Manhã
Novo ano
Necessidades matinais
A família
Dedicação matinal
Cuidadoso amor
Oração noturna
Suporte divino
Adoração noturna
Ativa graça
Renovo noturno
5. Santas aspirações
Saudades depois de Deus
Franqueza
Consagração e Adoração
Semelhança de Cristo
Descansando em Deus
Amor cristão
Devoção
Amor derramado
O toque pessoal
Apto para Deus
Promessas divinas
Confiança
Auxílios espirituais
Pacto
Refúgio
6. Recorrendo à Deus
Ato de recorrer
O trono
Em oração
Solicitações
Vivendo pela oração
Após a oração
Encontro com Deus
Um colóquio sobre a alegria
A oração do amor
7. Dons da graça
Deus Todo-suficiente
Conforto
Privilégios
Plenitude
Bençãos
Felicidade

Vocação
Amor
Confiança em Jesus
Alegria
Graça nos julgamentos
Contentamento
A graça da cruz
Repouso
O hino do Calvário
Sono
Sinceridade
8. Culto e ministério
A causa de Deus
Louvor de um ministro
Culto e capacitação
A Bíblia do ministro
Coisas necessárias
A pregação do ministro
Humildade no culto
Convicções bíblicas
O servo em batalha
Véspera do Dia do Senhor
Culto vão
O Dia do Senhor
Amoroso descanso em Deus
A manhã do Dia do Senhor
O renovo do discípulo
Adoração
Os males do ministro
A Ceia do Senhor
Uma oração do ministro
O ministro diante do Sacramento
Uma confissão do ministro
Noite do Dia do Senhor
A força do ministro
O pacto do ministro
9. Despedida
Terra e céu
Retrospectiva e prospectiva
Desejo celestial
10. Uma semana compartilhando orações
Manhã do primeiro dia - Adoração
Noite do primeiro dia – O Mestre
Manhã do segundo dia – Deus sobre todos
Noite do segundo dia - Recompensa
Manhã do terceiro dia – Deus criador e controlador
Noite do terceiro dia – Antes de dormir
Manhã do quarto dia – Verdadeiro Cristianismo
Noite do quarto dia – Deus Todo-suficiente
Manhã do quinto dia – O Doador
Noite do quinto dia - Proteção
Manhã do sexto dia – O evangelho
Noite do sexto dia - O Mediador
Manhã do sétimo dia – O beneplácito de Deus
Noite do sétimo dia – Bençãos futuras



NOTA

A força do caráter e da vida puritana estava na oração e na meditação. Nesta prática, o espírito de oração era considerado de primeira importância e a melhor forma de oração, pois a oração viva é a característica da genuína espiritualidade. No entanto, a oração também é espontaneamente verbalizada e pode, por vezes, ser escrita. Consequentemente, na tradição puritana, existem muitas orações e meditações escritas que constituem um corpus importante de inspiradora literatura devocional.
Muitas vezes, a oração ex tempore carece de variedade, ordem e definição. A razão para isso está em parte em negligenciar a devida preparação. É aqui que o cuidado e o rigor das Escrituras, que os outros acham necessário em se referirem a Deus, podem ajudar. Este livro foi preparado não para "fornecer" orações, mas para estimular e encorajar o cristão enquanto ele trilha o caminho em que os outros já passaram.

O autor foi um cônego da Catedral de St. Albans, e durante uma temporada também reitor de Little Munden e Sacombe, Hertfordshire, e foi durante dezessete anos um orientador em Teologia Bíblica e Doutrina Cristã no All Nations Christian College. Ele morreu em outubro de 1994 aos 79 anos.


Aos meus colegas e alunos
do All Nations Christian College, Ware,
pelos dez anos de comunhão em Cristo



PREFÁCIO

As orações neste livro são extraídas de um amplo esquecida coletânea de exercícios espirituais, meditações e aspirações dos puritanos. Eles testificam a riqueza e a diversidade do pensamento e linguagem evangélica que motivaram a piedade vital num importante fluxo da vida religiosa inglesa. Espera-se que a sua publicação ajude a corrigir a negligência deste vasto oceano de espiritualidade puritana.

O movimento Puritano foi um fenômeno religioso dos séculos XVI e XVII, mas a sua influência continuou pelo menos até ao período de Charles Haddon Spurgeon (1834-92), que pode ser considerado o último dos grandes puritanos. Embora a tempestade política tenha terminado em 1660, o seu fluxo teológico levou adiante formas distintas de religião prática por muitas décadas, particularmente o culto familiar e a devoção particular. Nessas esferas, e naquelas da autoridade das Escrituras ao longo de toda a vida, os presbiterianos e congregacionais da Nova Inglaterra estavam unidos aos Dissidentes Ingleses e aos Anglicanos Evangélicos num estreito vínculo que transcendia as diferenças de culto, disciplina e sistema de governo. Eles falavam a mesma linguagem espiritual, compartilhavam o mesmo código de valores, adotavam a mesma atitude em relação à religião cristã e exalavam as mesmas aspirações centradas em Deus de uma maneira que torna impossível distinguir a voz de um conformista de um não-conformista. Assim, este livro de orações puritanas tem uma unidade que não é encontrada frequentemente em obras similares. A força do caráter e da vida puritana estava na prática da oração e da meditação. Muitos dos que possuíam as doutrinas da graça escreveram um relato das relações íntimas de Deus com suas almas, não visando a publicação, mas, como no caso de David Brainerd, para testar o seu crescimento espiritual, e para encorajarem-se em sua releitura em tempos de declínio no fervor espiritual. Outros, como William Jay e Henry Law, transformaram as suas devoções pessoais em formas corporativas para o culto familiar e as publicaram na igreja para o uso em geral. Outros, como Philip Doddridge e William Romaine, escreveram orações em suas obras literárias para evocar a resposta espiritual do leitor. Muitos ministros foram além e aconselharam as suas congregações a colocarem os seus pensamentos de orações particulares no papel e a vocalizá-las. Surgiu assim um importante corpus de inspiradoras orações puritanas que ainda são amplamente utilizadas.

Ao extrair essa seleção da literatura puritana foi necessário mudar algumas orações do plural e da terceira pessoa para o singular e primeira pessoa, a fim de que o livro pudesse ser usado principalmente na devoção privada. Mas, se fizer uma mudança de pronome, a maioria delas podem ser usadas no culto congregacional. Uma seção final foi adicionada para ocasiões de culto corporativo. O estilo de linguagem antigo foi preservado, mas foi necessário reformular algumas frases para acomodar o pensamento arcaico ao entendimento moderno. Várias orações foram originalmente experiências espirituais, como no caso de Thomas Shepard, e outras são convergências de diferentes fontes para unir um determinado tema.

Uma forma poética foi adotada como uma ajuda para facilitar a compreensão e expressão. Cada oração consiste num número de cláusulas principais com cláusulas subsidiárias que iluminam e ampliam o assunto. Desta forma, fornece-se a oportunidade para pausas e reflexões. O editor é, portanto, responsável pela estrutura das orações, como está impresso. O livro não se destina a ser lido como um manual de oração. A alma aprende a orar, orando. A oração é comunhão com um Deus transcendente e imanente que, com base em sua natureza e atributos, suscita todos os poderes da alma redimida em atos de total adoração e dedicação. As orações devem, portanto, ser usadas como unidades de aspiração, as várias partes das quais poderiam se tornar o ponto de partida para os assuntos de oração do indivíduo. Essas orações e suas divisões também podem servir a propósitos homiléticos.

As orações foram retiradas das obras de Thomas Shepard, Thomas Watson, Richard Baxter, John Bunyan, Isaac Watts, William Williams, Philip Doddridge, William Romaine, David Brainerd, Augusto Toplady, Natal Evans, William Jay, Henry Law e Charles Haddon Spurgeon . Eles são recomendados com a oração de Philip Doddridge, que, “por mais fraca e desprezível que esta obra possa parecer aos olhos dos filhos deste mundo, e por mais imperfeita que seja, pode, no entanto, viver diante de ti, e que através de um divino poder possa produzir a edificação e progresso da religião cristã.”

Desejo agradecer ao Rev. Iain H. Murray, do Banner of Truth Trust, por seu encorajamento em produzir este trabalho, o sr. S.M. Houghton, cujas boas críticas foram aceitas, e o Rev. R.E. Davies, que ajudou a resolver alguns pontos teológicos. Agradeço aos curadores do British Museum, da Dr Williams' Library e da Evangelical Library pelo acesso a livros que estão esgotados.

ARTHUR BENNETT


P.S.* Este é o início da tradução do livro. A minha intenção é de traduzir todo o livro e disponibilizá-lo.

12 março 2018

Carta de amor para uma lésbica

Por Jackie Hill-Perry



Querida ___________________ :



Apenas quero que saiba que entendo você.

Entendo como se sente ao apaixonar-se por uma mulher. Nada querer senão estar com ela para sempre. Sentir como se o universo tivesse feito uma brincadeira cruel em seu coração ao permitir que caia nas mãos de uma criatura semelhante a você.

Eu também era lésbica. Estive atraída pelo mesmo sexo desde os cinco anos. Quando cresci, esses sentimentos não cessaram. Apenas cresceram. Vi-me apaixonando-me pelas minhas melhores amigas, mas estava demasiadamente envergonhada para confessar a elas, e muito menos a mim mesma.

Aos 17 anos finalmente tomei a decisão de entregar-me a esses desejos. Comecei uma relação com uma jovem que se tornou a minha “primeira” experiência. A primeira vez que nos beijamos, senti tão natural, como se este sentimento fosse o que eu desejava todo esse tempo. Depois dela veio outra mulher e logo outra. Ambas as relações foram muito sérias, ambas duraram mais que um ano. Desfrutei dessas relações e amava muito essas mulheres. E cheguei ao ponto em que estava disposta a renunciar a tudo, incluindo a minha alma, para desfrutar de seus amores na terra.

Em outubro de 2008, agora com 19 anos, minha realidade superficial foi sacudida por um amor mais profundo: algo do qual havia ouvido falar antes, mas nunca tinha experimentado. Pela primeira vez, fui convencida de meu pecado de uma maneira que me fez considerar tudo o que amava (idolatrava), e as suas consequências. Olhei para minha vida e vi que havia me apaixonado por tudo, exceto por Deus, e aquelas decisões, em última instância, resultariam em minha morte eterna. Meus olhos se abriram e comecei a crer em tudo o que Deus diz em sua Palavra. Comecei a crer em tudo o que Ele disse acerca do pecado, da morte e do inferno e que era verdadeiro.

Surpreendentemente, ao mesmo tempo que o castigo pelo meu pecado se tornou uma realidade para mim, também percebi a beleza da cruz. Uma visão do Filho de Deus crucificado, recebendo a ira que eu merecia, e um túmulo vazio mostrando o seu poder sobre a morte; todas as coisas que havia ouvido antes, sem nenhum interesse, transformou-se na revelação mais gloriosa do amor imaginável.

Após entender tudo o que teria que renunciar, disse a Deus: “Não posso desprender-me facilmente destas coisas e pessoas. Amo-as muito. Mas eu sei que és bom e suficientemente forte para ajudar-me”.

Agora com a idade de 23 anos, posso dizer com toda honestidade que Deus fez justamente isto. Ele me ajudou a amá-lo mais do que a qualquer coisa.

Por que acabo de lhe dizer isto? Apresentei um panorama de minha história porque quero que perceba que eu lhe entendo. Mas também quero que saiba que eu também entendo como é sentir estar amando ao Criador do universo. Nada mais querer do que estar com Ele para sempre. Sentir a sua graça, a melhor notícia para a humanidade. Ver o seu perdão, que Ele receberia um coração tão perverso em suas misericordiosas mãos.

Com isso em mente, estamos numa cultura onde as histórias como a minha parecem impossíveis, ou hilariantes, dependendo da audiência. A homossexualidade está em todos os lugares, desde a música e a televisão, inclusive nos esportes. Se você crer em tudo o que a sociedade tem a dizer acerca da homossexualidade, chegará à conclusão de que é completamente normal, inclusive admirável. Mas isso está longe de ser a verdade. Deus nos diz que a homossexualidade é um pecado abominável, e antinatural (Levítico 18:22; 20:13; Romanos 1:18-32; 1 Coríntios 6:9-11; 1 Timóteo 1:8-10). Mas se eu for honesta com você, às vezes, atrações homossexuais parecem ser naturais para mim.

Eu não creio que seja um exagero dizer que este pode ser o seu dilema também. Pode ver o que Deus tem a dizer acerca da homossexualidade, mas o seu coração não processa os mesmos sentimentos. A Palavra de Deus diz que é pecado; mas o seu coração diz que se sente bem. A Palavra de Deus diz que é abominável; mas o seu coração diz que é uma delícia. A Palavra de Deus diz que é antinatural; mas o seu coração diz que é totalmente normal. Você consegue ver a clara divisão entre o que diz a Palavra de Deus e como se sente o seu coração?

Então, em qual voz você deve crer?

Houve um tempo em minha caminhada com Cristo em que experimentei muita tentação de cair novamente no lesbianismo. Essas tentações me fizeram duvidar da Palavra de Deus. Minhas tentações e desejos começaram a ser mais reais para mim do que a verdade da Bíblia. Enquanto estava orando e meditando nestas coisas, Deus colocou esta impressão em meu coração: “Jackie, você tem que crer que minha Palavra é verdadeira, inclusive se ela contradiz o que você sente”. Uau! Isso é verdadeiro. Ou eu confio em sua Palavra, ou confio em meus próprios sentimentos. Ou busco a Ele pelo prazer que minha alma anela, ou busco coisas insignificantes. Ou caminho em obediência ao que Ele disse, ou rejeito a sua verdade como se fosse uma mentira.

A luta com a homossexualidade é uma batalha de fé. É Deus a minha alegria? É Ele suficientemente bom? Ou ainda busco cisternas secas para saciar uma sede que somente Ele pode satisfazer? Essa é a batalha. É um conflito para mim como o é para você.

A escolha é sua, minha amiga. Peço encarecidamente que creia em Cristo e fuja das mentiras de nossa sociedade, que coincidem com as vozes de seu coração, um coração que a Escritura diz que é mau e enganoso (Jeremias 17:9). Corra para Jesus.

Você foi criada para Ele (Romanos 11:36). Ele é definitivamente tudo o que você necessita. Ele é bom e sábio (Salmo 145:9). Ele é a fonte de todo consolo (2 Coríntios 1:3). Ele é amável e paciente (2 Pedro 3:9). Ele é justo e fiel (Salmo 33:4). Ele é santo e verdadeiro (1 João 1:9). Ele é o nosso verdadeiro Rei (Salmo 47:7). Ele é o nosso Salvador (Judas 1:25). E Ele lhe convida a ser não apenas serva, mas também a sua amiga. Se o amor duradouro é o que está buscando em qualquer outro lugar, você está correndo atrás do vento, em procura de algo que nunca encontrará, pouco a pouco sendo destruída por sua busca.

Mas em Jesus há plenitude de gozo. Em Jesus há uma relação que vale tudo, porque Ele é tudo. Corra para Ele.


Extraído de https://www.desiringgod.org/articles/love-letter-to-a-lesbian
Traduzido por Ewerton B. Tokashiki

03 janeiro 2018

Deus nos livre de criar filhos frágeis!

Homens de 18 anos pilotavam caças spitfire para defender Londres, que era bombardeada por pilotos da Luftwaffe, de 19 anos.

Com a guerra milhões morreram e os que sobreviveram voltaram para casa e tiveram que trabalhar duro para reconstruir seus países, tiveram filhos e envelheceram.
Comiam o que tinha pra comer.
Economizavam o que podiam e cuidavam e suas famílias.

Hoje a adolescência vai até os 35 anos.
Muitas crises.
Mundo cruel.
Muitas decisões.
Muita pressão.
Tudo o que fora construído, até hoje, está errado.

Caras de 30 anos tomam toddynho, fazem depilação, usam óleos especiais na barba - desenhada. Praticam Tai Chi Chuan ou treinam Muay Thay.

Não vestem couro, mas cânhamo.

Depois de uma semana árdua de trabalho, de 6 horas com 2 de almoço - digitando em teclados ergonômicos, ou projetando maçanetas menos estressantes para o mundo moderno, ou traduzindo poemas húngaros, ou atualizando blogs, reúnem-se com amigos, igualmente estressados em bares modernos - com ar condicionado, com mesas posicionadas segundo feng chui, ao som de gemidos de baleias ou de gaivotas imperiais de Vancouver ou de uma cachoeira de alguma serra que ninguém conhece.

Discutem problemas modernos. Para os quais têm todas as soluções. São delfins, gente que faltava para o mundo melhorar. Pena que chegaram tarde.

Pedem suflê de mandioquinha com alho poró, com traços de curry e framboesa selvagem - e harmonizam-na com caipirinha de aguardente de alecrim, com mixed de saquê e vinho crianza catalão, com adoçante natural destilado da casca da mini-jaca colombiana.

Finalizam com uma taça de café gourmet gelado (descafeinado, é claro), aromatizado com favas de baunilha de madagascar e raspas de limão siciliano - curtido no vapor de madeira verde (reciclada) da margem esquerda do rio Loire, cortada na primeira semana do outono.

O fim da night sarau de haicais nas ruínas de uma antiga fábrica ou em um terreno baldio, ou então a performance de algum grande diretor revolucionário desconhecido nu (por ser incompreendido e perseguido pela mídia/crítica burguesa pró-Temer e pró -Trump) que pinta o corpo de idosas igualmente nuas com tinta ecológica elaborada com pigmentos de terra trazida da Córsega, tendo ao fundo fotos - em preto e branco - de um fotógrafo cego - que não tem seu olhar moldado pelas convenções.

Chega em casa - liga a TV - coloca no canal alemão - embora não saiba sequer o presente do infinitivo do verbo Sein. Dorme com camiseta de campanha israelense (comprada de um turco numa viagem a Madrid) e meias pucket - uma de cada cor. Acorda de madrugada - toma água aromatizada, come meio polenguinho, e volta pra cama, mas não consegue dormir - indignado com a operação Lava Jato ou com a crise - orquestrada - na Venezuela.

Sofre, acorda com olheiras, toma um toddynho, pensa em chamar o Uber. Desiste, vai de bike. No caminho recebe a ligação da mãe. Chora e pede pra passar na casa dela depois do trabalho, pra comer peras e para que assistam juntos star trek.

Esse mundo é maravilhoso?


Texto anônimo

NUNCA ESQUEÇAM
"Tempos difíceis criam homens fortes. Homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos. Homens fracos criam tempos difíceis."

15 setembro 2017

"Can't Help Falling in Love With You" [tradução para minha Vanessa]

Há tempos "murmuro" esta música para minha esposa, até que decidi traduzi-la, para que, se possível, cantá-la. Não sou muito de fazer declarações públicas, embora as faça copiosamente a única que as mereça. Compartilho aqui esta singela tradução, e assim dizer que não consigo evitar de me apaixonar pela minha Vanessa. SDG.

"Can't Help Falling in Love With You"

Dizem que
É tolice apaixonar
Como evitar
Me apaixonar por ti?

Que farei?
Não quero falhar
Se não posso evitar
Me apaixonar por ti

Como um rio que,
flui para o mar
Assim é este amor,
É como deve ser.

Toma minha mão,
Minha vida também
Se não posso evitar,
Me apaixonar por ti

Como um rio que,
flui para o mar
Assim é este amor,
É como deve ser

Toma minha mão,
Minha vida também
Se não posso evitar,
Me apaixonar por ti (Bis)


A música Can't Help Falling In Love é uma canção do gênero romântico que fez parte da trilha sonora do filme Blues Hawaii de Elvis Presley lançada em 1961, e gravada no próprio álbum da trilha. É uma versão de "Plaisir d'Ámor" do compositor francês de origem alemã Jean Paul Martini.

Se quiser assistir uma versão que aprecio [indico esta]

09 setembro 2016

Uma breve declaração teológica do papel do marido

Escrito por Israel Quaresma


Larissa. Finalmente o grande dia chegou!

O dia para o qual eu tenho sido preparado durante anos, desde bem pequeno!
E hoje estou aqui diante de você, de Deus e dos homens para estabelecer contigo pra sempre a minha aliança.

Aliança que demonstra de forma clara o amor de um Deus santo para com um pobre pecador como eu. Alguém que merecia o castigo e maldição eternas do Senhor, recebe seu favor e alcança a sua benevolência. Ao te encontrar, Larissa, tive a certeza de que Deus realmente me amava. Não só porque você é uma joia raríssima que me foi dada como herança de um Pai amoroso ao seu filho, mas também por que pela sua vida e auxilio, o Senhor me tem santificado a cada dia mais desde que nos conhecemos.

Foi difícil chegar até aqui. Você não é uma moça fácil de se conquistar. Mas desde o dia em que percebi o tamanho da preciosidade que eu tinha diante de mim, prometi que não deixaria você ir tão facilmente. Decidi que lutaria por você até o ultimo fôlego. E graças a Deus, essa batalha não foi em vão! Hoje, tenho você como minha esposa; a mulher da minha mocidade, a menina dos meus olhos, futura mãe dos meus filhos.

Diante disso, reconheço a minha responsabilidade perante Deus de te conduzir piedosamente aos pés de nosso Senhor sendo o seu líder. Aquele que vai te proteger, te amar e te conduzir todos os dias da sua vida. E o exemplo que tenho é nada mais nada menos do que a relação do nosso Senhor Jesus Cristo com sua igreja.

Nessa aliança que faço hoje contigo, prometo fazer do nosso casamento um espelho do glorioso
evangelho de Cristo.

Assim como na encarnação, Ele abandonou seu trono e deixou de lado a glória que tinha junto ao Pai para se tornar uma só carne com o seu povo, tornando-se o Deus-Homem,
assim também eu deixo pai e mãe para me juntar a ti e me tornar contigo para sempre uma só carne.

Assim como o Senhor Jesus opera em nós a santificação, prometo me empenhar para te tornar mais santa e piedosa através de um andar diário com Deus. Orando com você e por você, lendo e estudando as Escrituras e moldando nossa família através dela.

Semelhantemente à fidelidade e amor incondicional do nosso Senhor Jesus, que apesar dos nossos pecados nos ama e nos traz pra perto de si, prometo ser fiel à nossa aliança
independentemente de suas atitudes ou falhas. Prometo guardar os meus olhos e coração reservando-os somente para você.

Da mesma forma que Cristo não veio a esse mundo para fazer a sua própria vontade, mas a vontade de seu Pai, prometo negar minhas vontades e desejos para poder
realizar as suas vontades e os seus desejos.

Da mesma forma que o nosso Deus nos disciplina para aproveitamento, prometo não afagar seus pecados, mas te corrigir com firmeza, humildade e amor para que você cresça mais e mais em graça no Senhor Jesus.

E da mesma forma que o Senhor Jesus Cristo disse aos seus discípulos que estava lhes preparando uma morada nos céus, eu, durante todo esse tempo de namoro e noivado, estava do outro lado do Brasil, preparando o seu novo lar, nossa morada, e hoje estou aqui, para te buscar, te fazer feliz e te receber em meus braços para nunca mais nos afastarmos.

Essa aliança que faço contigo é um pacto que somente a morte poderá dissolver. E que assim seja. Que daqui pra frente esteja eu sempre na sua presença te amando, te servindo, te dando felicidade, satisfação e santidade todos os dias da sua vida até que a morte, e somente ela, nos separe por um breve momento.

Amo você com todas as minhas forças e até o meu último suspiro, serei perdidamente apaixonado por você! — com Larissa Quaresma.


P.S.* - O texto foi originalmente lido como parte de seus votos matrimoniais, e postado por Israel Quaresma em 6 de Setembro de 2016.

28 março 2015

As Marcas da Masculinidade

Por Albert Mohler Jr.

Quando um rapaz se torna homem? A resposta a essa pergunta está muito além do aspecto biológico e da idade. Conforme definida na Bíblia, a masculinidade é uma realidade funcional, demonstrada no cumprimento, por parte do homem, de responsabilidade e liderança. Com isso em mente, gostaria de sugerir treze marcas da masculinidade bíblica. Chegar a essas qualidades vitais identifica o surgimento de um homem que demonstrará verdadeira masculinidade bíblica.

1. Maturidade espiritual suficiente para liderar uma esposa e filhos.

A Bíblia é clara a respeito da responsabilidade do homem em exercer maturidade e liderança espiritual. De fato, essa maturidade espiritual demanda tempo para ser desenvolvida, bem como é um dom do Espírito Santo agindo na alma do crente. As disciplinas da vida cristã, incluindo a oração e estudo bíblico sério, estão entre os meios que Deus usa para moldar um rapaz em um homem e trazer maturidade espiritual à vida de alguém que tem a responsabilidade de guiar uma esposa e uma família. Esta liderança espiritual é central à visão cristã sobre o casamento e a família.

A liderança espiritual de um homem não é uma questão de poder ditatorial, e sim uma liderança e influência espiritual, firme e confiável. Um homem tem de estar pronto para liderar sua esposa e filhos de um modo que honre a Deus, demonstra piedade, inculque o caráter cristão e leve sua família a desejar a Cristo e a buscar a glória de Deus. A maturidade espiritual é uma marca da verdadeira masculinidade cristã; um homem espiritualmente imaturo é, pelo menos neste sentido crucial, apenas um rapaz no aspecto espiritual.

2. Maturidade pessoal suficiente para ser um marido e pai responsável.

A verdadeira masculinidade não é uma questão de exibir características supostamente masculinas destituídas do contexto de responsabilidade. Na Bíblia, um homem é chamado a cumprir seu papel de marido e pai. A menos que ele tenha o dom de celibato para o serviço do evangelho, o rapaz cristão deve almejar o casamento e a paternidade. Essa é, com certeza, uma afirmação contrária à nossa cultura, mas o papel de marido e pai é essencial à masculinidade. O casamento é incomparável em seus efeitos sobre o homem, visto que canaliza suas energias e direciona suas responsabilidades à consagrada aliança do casamento e à educação amorosa da família. Os rapazes cristãos devem aspirar ser aquele tipo de homem com o qual uma moça cristã se casaria alegremente, a quem os filhos obedeceriam, confiariam e respeitariam.

3. Maturidade econômica suficiente para manter-se num emprego e lidar com o dinheiro.

Os publicitários e os empresários sabem a que alvo devem direcionar suas mensagens — diretamente aos rapazes e adolescentes. Esse segmento específico da população é atraído por bens materiais, entretenimento popular, eventos esportivos e outras opções de consumo. O retrato da masculinidade juvenil tornado popular nos meios de comunicação e apresentado como normal por meio de entretenimentos é caracterizado por imprudência econômica, egoísmo e lazer.

Um verdadeiro homem sabe como segurar um emprego, lidar responsavelmente com o dinheiro e atender às necessidades de sua esposa e sua família. Não desenvolver maturidade econômica significa que os rapazes freqüentemente pulam de um emprego a outro e levam anos para “se acharem” em termos de carreira e vocação. Novamente, a adolescência prolongada caracteriza grande segmento da população de rapazes em nossos dias. Um homem verdadeiro sabe como ganhar, administrar e respeitar o dinheiro. Um rapaz crente entende o perigo que existe no amor ao dinheiro e cumpre suas responsabilidades como um servo cristão.

4. Maturidade física suficiente para trabalhar e proteger a família.

A menos que seja incapacitado ou enfermo, um rapaz precisa desenvolver uma maturidade física que, por meio de estatura e vigor, identificam uma masculinidade reconhecível. É claro que os homens atingem diferentes tamanhos e demonstram diferentes níveis de vigor físico, mas a maturidade é comum a todos os homens, pela qual um homem demonstra sua masculinidade em ações, confiança e força. Um homem tem de estar pronto a usar sua força física para proteger a esposa e os filhos e cumprir as tarefas que Deus lhe designou. Um rapaz tem de ser ensinado a canalizar seu desenvolvimento e porte físico a um compromisso pessoal de responsabilidade, reconhecendo que o vigor adulto tem de ser combinado com a responsabilidade de adulto e a verdadeira maturidade.

5. Maturidade sexual suficiente para casar e cumprir os propósitos de Deus.

Mesmo quando a sociedade celebra o sexo em todas as formas e todas as idades, o verdadeiro homem cristão pratica a integridade sexual, evitando pornografia, fornicação e todas as formas de promiscuidade e corrupção sexual. Ele entende o perigo da lascívia, mas se regozija com a capacidade sexual e poder reprodutivo que Deus lhe deu, comprometendo-se com uma moça, ganhando o seu amor, confiança e admiração — e, eventualmente, sua mão em casamento. É crucial que os homens respeitem esse dom inefável e o protejam até que, no contexto de um casamento santo, sejam capazes de satisfazer esse dom, amem sua esposa e almejem os filhos, que são dons de Deus. A sexualidade masculina divorciada do contexto e da integridade do casamento é uma realidade explosiva e perigosa. O rapaz precisa entender, enquanto atravessa a puberdade e o despertamento da sexualidade, que ele é responsável para com Deus pela administração deste importante dom.

6. Maturidade moral suficiente para liderar como um exemplo de retidão.

O padrão vulgar de comportamento dos rapazes é, em geral, caracterizado por negligência, irresponsabilidade e coisas piores. À medida que um rapaz se desenvolve até à masculinidade, ele tem de desenvolver maturidade moral, enquanto aspira a retidão, o aprender a pensar como um cristão, agir como um cristão e mostrar aos outros como fazer isso.

O homem cristão deve ser um exemplo para os outros, ensinando tanto por preceito como por exemplo. É claro que isso exige o exercício de raciocínio moral responsável. A verdadeira educação moral começa com um entendimento claro dos padrões morais e deve mover-se a um nível de raciocínio moral mais elevado, pelo qual um rapaz aprende como os princípios bíblicos são transformados em viver piedoso e como os desafios morais de seus dias devem ser confrontados com as verdades reveladas na infalível e inerrante Palavra de Deus.

7. Maturidade ética suficiente para tomar decisões responsáveis.

Ser um homem implica tomar decisões. Um das tarefas mais fundamentais da liderança é decidir. O estado de indecisão de muitos homens contemporâneos é a evidência de uma masculinidade atrofiada. É claro que um homem não se precipita a tomar uma decisão sem refletir, considerar e ter cuidado, mas ele se expõe a um risco, ao tomar uma decisão — e ao torná-la permanente. Isso exige uma responsabilidade moral que se estenda à tomada de decisões éticas e maduras, que glorifiquem a Deus, sejam fiéis à Palavra de Deus e estejam abertas ao escrutínio moral.

Um verdadeiro homem sabe como tomar uma decisão e viver com suas conseqüências — embora isso signifique que, mais tarde, ele terá de reconhecer que aprendeu por tomar uma decisão errada e por fazer a correção apropriada.

8. Maturidade de percepção do mundo suficiente para entender o que é realmente importante.

Uma inversão de valores caracteriza nossa era pós-moderna, e a situação desagradável da masculinidade moderna se torna mais apavorante pelo fato de que muitos homens não têm a capacidade de desenvolver uma percepção de mundo consistente. Para o crente, isso é duplamente trágico, pois nosso discipulado cristão tem de ser demonstrado no desenvolvimento de uma mente cristã.

O cristão tem de entender como interpretar e avaliar as questões pelo espectro dos campos da política, economia, moralidade, entretenimento, educação e uma lista aparentemente interminável de outros campos. A ausência de um raciocínio bíblico e consistente da percepção do mundo é um característica fundamental da imaturidade espiritual. Um rapaz tem de aprender com traduzir a verdade cristão em uma maneira de pensar genuinamente cristã. Precisa aprender a defender a verdade bíblica perante seus colegas e em pública; e deve adquirir a habilidade de estender sua maneira de pensar bíblica, fundamentada em princípios bíblicos, a todas as áreas da vida.

9. Maturidade relacional suficiente para entender e respeitar os outros.

Os psicólogos agora falam sobre a “inteligência emocional” como um fato importante no desenvolvimento pessoal. Embora o mundo tenha dado muita atenção ao QI, a inteligência emocional é tão importante como aquele. Os indivíduos que não têm a habilidade de relacionar-se com os outros estão destinados a fracassarem diante dos mais significativos desafios da vida e não cumprirão algumas de suas mais importantes responsabilidades e papéis.

Por natureza, muitos rapazes são direcionados por seu interior. Enquanto as moças aprendem a interpretar os sinais emocionais e se conectam, muitos rapazes não possuem essa capacidade e, aparentemente, não entendem a ausência dessa habilidade. Embora o homem tenha de demonstrar força emocional, constância e firmeza, ele tem de aprender a se relacionar com sua esposa, filhos, colegas e muitos outros, de uma maneira que demonstre respeito, entendimento e empatia apropriada. Ele não aprende isso jogando videogames e entrando no mundo pessoal, o que muitos rapazes adolescentes fazem.

10. Maturidade social suficiente para fazer contribuições à sociedade.

O lar é o lugar essencial e a ênfase inescapável da responsabilidade de um homem, mas ele é chamado a sair do lar para ir ao mundo, o mundo amplo, como uma testemunha e como alguém que dará uma contribuição ao bem comum. Deus criou os seres humanos como criaturas sociais e, ainda que nossa cidadania final esteja no céu, temos de cumprir nossa cidadania na terra.

Um rapaz tem de aprender a cumprir uma responsabilidade política como cidadão e uma responsabilidade moral como membro de uma comunidade. O homem crente tem uma responsabilidade civilizacional, e os rapazes devem aprender a se verem como formadores da sociedade, visto que a igreja é identificada pelo Senhor como luz e sal. De modo semelhante, um homem crente tem de aprender a se relacionara com os incrédulos, como testemunha e como cidadãos de uma pátria terrestre.

11. Maturidade verbal suficiente para se comunicar e falar como homem.

Um homem tem de ser capaz de falar, ser entendido e se comunicar de um modo que honre a Deus e transmita a verdade de Deus aos outros. Além do contexto da conversa, o rapaz deve aprender a falar diante de grandes grupos, vencendo a timidez natural e o temor que resulta de ver um grande número de pessoas e abrindo a boca e projetando palavras.

Embora nem todos os homens se tornarão oradores públicos, cada homem deveria ter a habilidade de levantar-se, formular suas palavras e argumentar quando a verdade está sob ataque e quando a fé e a convicção têm de ser traduzidas em argumentos.

12. Maturidade de caráter suficiente para demonstrar coragem em meio ao fogo.

A literatura sobre masculinidade está repleta de histórias de coragem, bravura e audácia. Pelo menos, é assim que ela costumava ser. Ora, estando a masculinidade tanto banalizada como marginalizada pelas elites culturais, e existindo subversão ideológica e confusão proveniente dos meios de comunicação, temos de recapturar um compromisso com a coragem, compromisso esse que é transportados aos desafios da vida real enfrentados pelo homem cristão.

Às vezes, a qualidade de coragem é demonstrada quando um homem arrisca sua própria vida para defender outros, especialmente sua esposa e filhos, mas também qualquer pessoa que necessita de resgate. Com muita freqüência, a coragem é demonstrada em tomar uma posição em meio ao fogo hostil, recusando-se a sucumbir à tentação do silêncio e permanecendo como um exemplo e modelo para os outros, que assim serão encorajados a se manterem firmes em sua própria posição.

Nestes dias, a masculinidade bíblica exige muita coragem. As ideologias prevalecentes e as cosmovisões desta era são inerentemente hostis à verdade cristã e corrosivas à fidelidade cristã. Um rapaz precisa ter muita coragem para se comprometer com a pureza sexual, e um homem, para se dedicar exclusivamente à sua esposa. É necessário grande coragem para dizer não àquilo que esta cultura insiste serem os prazeres e deleites legítimos da carne. É necessário muita coragem para manter integridade pessoal em um mundo que desvaloriza a verdade, menospreza a Palavra de Deus e promete auto-realização e felicidade somente pela asseveração da absoluta autonomia pessoal.

A verdadeira confiança de um homem está arraigada nas fontes da coragem, e esta é evidência de caráter. Em última análise, o caráter de um homem é revelado no crisol dos desafios diários. Para a maioria dos homens, a vida também traz momentos em que coragem extraordinária será exigida, se ele tem de permanecer fiel e verdadeiro.

13. Masculinidade bíblica suficiente para exercer algum nível de liderança na igreja.

Uma consideração mais atenta de algumas igrejas revelará que um problemas centrais é a falta de maturidade bíblica entre os homens da congregação e a falta de conhecimento bíblico, o que torna os homens mal equipados e completamente despreparados para exercer liderança espiritual.

Os rapazes têm de familiarizar-se com o texto bíblico e sentir-se à vontade no estudo da Palavra de Deus. Precisam estar prontos a assumir seu lugar como líderes na igreja local. Deus estabeleceu oficiais específicos para a sua igreja — homens que são dotados e chamados publicamente —, por isso, todo homem crente deveria cumprir alguma responsabilidade de liderança na vida da igreja local.

Para alguns homens, isso pode significar um papel de liderança menos público do que o de outros. Em qualquer caso, um homem dever ser capaz de ensinar alguém e liderar algum ministério, transformando seu discipulado pessoal na realização de uma vocação santa. Há um papel de liderança para todo homem, em toda igreja, quer seja uma liderança pública ou privada, pequena ou grande, oficial ou extra-oficial. Um homem deve saber como orar diante dos outros, apresentar o evangelho e ocupar um lugar vazio quando a necessidade de liderança é evidente.

Fonte: Ministério Fiel: http://bit.ly/13niJKz

24 março 2015

A participação de crianças no culto ao Senhor Deus

Há algum tempo sinto-me incomodado pelo assunto "culto infantil". Decidi estudar o assunto, pois, até então o considerei algo de menor importância dentre os vários assuntos secundários da teologia e prática pastoral. Mas, ao ler e meditar sobre a sua seriedade, percebi que estava profundamente errado. Agora o meu desejo é auxiliar os meus irmãos a entenderem a gravidade de excluirmos as nossas crianças do culto solene. Não quero fazer disso um motivo de desentendimentos. Eu mesmo, sempre evitei discutir, ou até mesmo conversar sobre o assunto. Por isso, oro, e disponho-me a conversar, instruir e ajudar a mudar fazendo as adaptações necessários para sermos cada vez mais uma igreja saudável e fiéis ao Senhor Deus.

Sei dos vários argumentos pragmáticos, pois, algumas vezes usei alguns deles para acalentar a minha consciência. Mas, recordo que o nosso compromisso é com a Escritura Sagrada - como nossa única de fé e prática - e, embora não escreverei aqui um artigo advogando contra a realização do "culto infantil", deixarei alguns links para que você possa lê-los, e pensar no assunto. A minha oração é que o Senhor Deus implante em seu coração a convicção do cuidado que devemos ter com os nossos filhos, e do privilégio de como herdeiros do pacto, possam participar do culto - um ato pactual - da família da aliança!


RECOMENDO A LEITURA:

1. A família: juntos na presença de Deus - escrito por Nöel e John Piper

2. Lugar de criança é no culto - escrito por Ivonete Silva Porto

3. Sua igreja tem culto infantil? - escrito por Tom Ascol

4. Por que, na minha opinião, o "culto infantil" é um equívoco - escrito por Ageu Magalhães


Talvez, a maior preocupação dos pais é "o que o meu filho ficará fazendo durante o culto, ou especificamente no decorrer do sermão?" Pensando neste dilema, resolvi esboçar algumas ideias para ajudá-los na educação de seus filhos.

O que segue abaixo é uma sugestão de esboço do que o seu filho poderá anotar, ou desenhar, caso não seja alfabetizado. Obviamente os pais deverão se preparar antes, durante e continuar conversando sobre o sermão depois do culto, para auxiliar os seus pequeninos a adorar ao Senhor como convém!


~ AS MINHAS ANOTAÇÕES DO SERMÃO ~

CONSELHO AOS PAIS:
1. Sentem-se o mais perto do púlpito quanto possível para que as crianças vejam e ouçam bem o pregador.
2. Ao saírem de casa conversem sobre o sermão e crie a expectativa do que Deus falará com vocês.
3. A instrução simples é bem entendida pelas crianças. Por exemplo: “quando formos ler a Bíblia, abram no texto que foi pedido. Quando orarmos, fechem os olhos. Nos cânticos, cantem! E quando o pastor for pregar – prestem atenção!” Explique que assim, elas estarão participando do culto – adorando ao Senhor e ouvindo a Palavra de Deus.
4. Providenciem um “caderno especial para anotação dos sermões”. Os pais não devem recorrer a este caderno para receitas de bolos, recadinhos e lembretes de afazeres da semana. As crianças devem ser instruídas que este caderno será usado exclusivamente para anotar os sermões. Ele é especial! Leve-o sempre ao lado de sua Bíblia para o culto ao Senhor.
5. Não levem doces ou biscoitos. O culto não é momento conveniente para alimenta-los.
6. Durante a realização do culto não é hora de brinquedos. Além de atrapalhar, os seus filhos não aproveitarão nada do culto.


AS CRIANÇAS DEVERÃO RESPONDER ÀS PERGUNTAS:

1. Quem dirigiu a liturgia e quem foi o pregador?


2. Qual é o texto bíblico escolhido para o sermão?


3. Qual é a ideia mais importante do sermão?


4. Quantas vezes o pregador falou de Jesus no sermão?


5. Quais pessoas da Bíblia o pregador falou que você conhece? (Moisés, Davi, Salomão, Paulo, etc.)


6. Qual ensino você entendeu da pregação que você não sabia?


7. Qual pecado você descobriu que precisa confessar e deixar de praticar?


8. O que o sermão falou de importante que incentivou a amar mais o Senhor Jesus?


9. O que você aprendeu no sermão que o ajudará a obedecer mais os teus pais?


10. Se quiser você pode fazer um desenho de algo importante que você ouviu no sermão [pode usar o verso].

O que cremos sobre casamento misto?

"Nesta proibição inclui-se também o matrimônio, visto que ele é um laço que pode envolver homens e mulheres num consenso de impiedade. ...