24 março 2022

O que cremos sobre casamento misto?

"Nesta proibição inclui-se também o matrimônio, visto que ele é um laço que pode envolver homens e mulheres num consenso de impiedade. Mas o meu questionamento é que o ensino de Paulo, aqui, é demasiadamente geral para restringir-se apenas ao matrimônio; seu tema aqui, é a fuga da idolatria, e ao assegurar-nos que devemos fugir dela, somos igualmente proibidos de casar-nos com ímpios."

João Calvino sobre 2Co 6.14-18

 

"A passagem transmite o recado contra formar qualquer relacionamento pactual com incrédulos que transgrida as obrigações pactuais que um cristão tem com Deus. O texto grego revela que colocar-se em jugo desigual significa ter ligação com uma pessoa que não é membro da família da fé e que pode fazer com que um crente quebre sua aliança com Deus."

Simon Kistemaker, Comentário 2Co 6.14-18, p. 321.

 

"... se um homem ou mulher cristã escolhem casar, deles é exigido que o façam 'somente no Senhor.' O casamento misto é proibido entre aqueles que professam a verdadeira da falsa religião, ou de crentes com aqueles que são evidentemente estranhos à verdadeira piedade ...".

Robert Shaw, Exposition Westminster Confession, XXIV.3, p. 256.

 

"O princípio de que os que professam a religião verdadeira não devem casar-se com os que professam uma falsa religião, e que os crentes verdadeiros não devem casar-se com os ímpios, não tem a ver com a validade essencial do matrimônio, mas com o que pertence à sua perfeição, e introduz a questão não da realidade do matrimônio quando formado, mas da propriedade de formá-lo."

AA Hodge, Comentário da Confissão de Fé de Westminster, XXIV.3, p. 414

Nenhum comentário: