Exposição devocional do Catecismo de Heidelberg - Q/R 2

Catecismo de Heidelberg - Pergunta 2. O que você deve saber para viver e morrer neste fundamento?
R. Primeiro: como são grandes meus pecados e minha miséria.(1) Segundo: como sou salvo de meus pecados e de minha miséria.(2) Terceiro: como devo ser grato a Deus por tal salvação.(3) [(1) Mt 9.12; Jo 9.41; Rm 3.10; 1Jo 1.9-10. (2) Lc 24.46-47; Jo 17.3; At 4.12; At 10.43; 1Co 6.11; Tt 3.3-7. (3) Sl 50.14,15; Sl 116.12,13; Mt 5.16; Rm 6.12,13; Ef 5.10; 2Tm 2.15; 1Pe 2.9,12. Veja também Mt 11.28-30; Ef 5.8].

O que devo saber para viver e morrer para glória de Deus? A sabedoria do Catecismo de Heidelberg resume em três principais verdades: pecado, salvação e gratidão. Qual é a sua motivação de estudo e trabalho? Jesus adverte que “cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lc 12.15). As pessoas dedicam parte da vida estudando para profissionalizar, porque, infelizmente, veem o saber apenas como um meio de ganhar dinheiro. O conhecimento deve ter um propósito excelente. O que torna alguém melhor não é o que ele tem, mas o que ele é e como se relaciona com Deus e as pessoas.

Como são grandes meus pecados e minha miséria? Todas as minhas capacidades intelectuais, volitivas e emocionais estão moralmente corrompidas pelo pecado. Sou incapaz de amar a Deus como Ele merece e incompetente para obedecê-lo perfeitamente como Ele exige. Nasci espiritualmente morto, moralmente falido e, por natureza, filho da ira. Posso acusar outros pelos meus erros, mas a minha desobediência não pode ser negada, nem cancelada a minha culpa transferindo-a para outras pessoas. O meu pecado produz alienação, insensatez, inimizade, culpa, vergonha, condenação e morte.

Como sou salvo dos meus pecados e da minha miséria? As minhas “boas” obras não merecem salvação, porque sou incapaz de produzir perfeita virtude. As minhas virtudes estão contaminadas pela poluição do pecado e, por isso, não consigo obedecer a lei de Deus. Ao transgredir a lei não consigo sequer me arrepender como Deus ordena. A religião, a tradição, a cultura, a tecnologia e a educação não pode me dar salvação. Jesus é o único caminho, a verdade e a vida, ninguém pode ir ao Pai, senão por Ele (Jo 14.6). Somente Cristo mereceu a aceitação do Pai, pela sua perfeita obediência, porque só o Filho de Deus produziu suficiente justiça. Ele recebeu sobre si a minha condenação para me dar o perdão dos meus pecados e a vida eterna. Sou salvo pela graça, por meio da fé, em Cristo Jesus.

Como devo ser grato a Deus por tal salvação? Toda a minha vida deve glorificar a Deus, todavia, sou incapaz de louvá-lo como Ele merece. Cristo está no céu e intercede por mim, fazendo a minha obediência, adoração e serviço aceitáveis pela sua justificação diante do Pai. Eu obedeço porque fui graciosamente adotado, e não para merecer me tornar um filho de Deus. O verdadeiro amor de um filho é evidenciado pela sincera obediência (Jo 14.15). Deus ordena que o adore, mas isso só é possível, por meio do conhecimento revelado no Filho e da santificação que o Espírito Santo produz em mim. O fim principal da minha vida é glorificar e satisfazer-me na vontade de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas