14 outubro 2013

CARTAS AO JOÃO MARCOS – 1

~ Como glorificar a Deus com a sua vida ~


Meu amado filho João Marcos


Decidi escrever para instruí-lo no temor do Senhor. O meu desejo é que você aprenda em toda a vida como glorificar a Deus. O Senhor me deu um homem e sei que preciso treiná-lo com a autoridade da Escritura Sagrada, porque sabemos que ela é a nossa única fonte de regra de fé e prática. É verdade que também poderemos recorrer à sabedoria preservada nos catecismos da nossa herança reformada, pois neles encontraremos alimento da Palavra de Deus que tem nutrido gerações de homens fortes, que com a sua vida e em sua morte temeram e glorificaram a Deus. Por isso, usaremos tanto o Breve Catecismo de Westminster, como o Catecismo de Heidelberg em nossas cartas, certamente isso será muito proveitoso.

Em nossas conversas temos lembrado que “o fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre”. Dia a dia essa verdade é o alimento para a nossa comunhão com Deus. Quão importante é guardar e entende-la com sabedoria. Medite sempre nisto: glorificar a Deus é algo precioso que enobrece um homem. Todas as nossas ações devem se mover com a intenção de que a santidade de Deus esteja presente nelas. Assim, quando você brincar com seus amigos, ou estiver assistindo um desenho, estudando na escola com seus colegas, navegando na internet, lendo um livro, reunindo-se com os irmãos nos cultos, ou fazendo qualquer outra atividade - tudo deve ser com a finalidade de amar mais e mais ao nosso Deus. Precisamos fazer o melhor para Ele, reconhecendo que tudo Lhe pertence. Viver diante de Deus é muito mais do que saber que Ele a tudo conhece e está em todo lugar, é também temer ofendê-Lo com o nosso pecado, e deste modo, deixando de viver a beleza da Sua santidade.

Existimos somente para glorificar a Deus! Você foi criado por Deus, e em todo momento e tudo o que acontece está sob o cuidado de sua mão invisível. Ele é o Senhor e governa todas as coisas para glorificar o seu precioso Nome. Ele lhe deu inteligência, saúde, dons, e um lar para crescer de modo saudável. Você tem o privilégio de desde a sua meninice conhece-lo com a sã doutrina da Escritura e servi-lo, isso é a maravilhosa providência de Deus sobre a sua vida! Você tem pais que creem e amam ao Senhor. Você é membro de uma igreja que zela pela fiel pregação da Palavra de Deus, da correta administração da Ceia do Senhor e da amorosa aplicação da disciplina na vida dos filhos de Deus.

Aos 6 anos você sabe ler e isso é algo riquíssimo, porque você pode ler, agora mesmo, o que escrevi para você! Estou reafirmando a você por escrito, o que conversamos diariamente. Então, você sabe que intencionalmente deve sempre glorificar a Deus. Sinceramente deseje que todo sucesso, prosperidade, ou admiração que você venha a ter, seja uma forma de verem que Cristo é o Senhor de sua vida. Mas se a providência de Deus quiser usar a dor, as perdas, ou toda sorte de sofrimento, nunca se entregue ao desespero, nem amaldiçoe ao nosso Redentor, pelo contrário lembre-se: qual é o seu único conforto, na vida e na morte? Tenha em seu coração e confesse diante das pessoas a firme convicção: “o meu único conforto é meu fiel Salvador Jesus Cristo. A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte, e não pertenço a mim mesmo. Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo. Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo. Além disto, tudo coopera para o meu bem. Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração.” A sua vida pertence ao Senhor, e ela deve levar as pessoas a obedecer à Palavra de Deus sob sua influência, e conhecer ao Salvador a quem você serve.

Um comentário:

Elba Miranda disse...

Sensacional! Estive pensando...a coletânea dessas cartas com temas diversos poderia abençoar muitos pais na difícil arte de educar filhos com princípios cristãos. E os filhos também seriam abençoados com essas ricas orientações. Parabéns! Gostei muito!