Meu irmão é problema meu

[Caim]: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?" (Gênesis 4:9).

Vejamos novamente a pergunta que Deus faz a Caim sobre seu irmão Abel, e a sua resposta. Caim responde com outra pergunta: "Sou eu o responsável pelo meu irmão?" É uma resposta que ouvimos sempre. É uma que empregamos freqüentemente.

A pergunta de Caim comunica sentimentos que também demonstramos diante dos problemas dos outros: "Não posso me envolver; tenho meus próprios problemas." Conhecemos pessoas em angústia, mas atravessamos a rua para evitá-las. Vemos notícias na televisão sobre a fome na África e a epidemia de Aids. Então, viramos o rosto e nos esquecemos, distraídos pelo frenesi da vida cotidiana. É claro que não podemos carregar os problemas do mundo inteiro, mas também não podemos nos preocupar tanto com nós mesmos a ponto de nunca ajudarmos outra pessoa.


Com nossas atitudes estamos dizendo a Deus, "Por acaso sou eu o responsável pelo meu irmão?" E Deus responde, "Sim, você é!"

Deus não nos alivia da responsabilidade porque Ele vê cada um de nós como responsáveis pelos irmãos e irmãs. A Bíblia deixa claro que nosso trabalho é saber onde um irmão está e se a irmã precisa de ajuda e estender a mão em gestos de amor.

Extraído de CADA DIA Sexta-feira - 20/10/2006.

Comentários

Postagens mais visitadas