Preservando a nossa vida e a do próximo

Há um ditado que diz “É cada um por si e Deus por todos”. O individualismo egoísta é vergonhosamente pecaminoso! É uma declaração de indiferença com o bem-estar do nosso próximo. Na verdade é a negação frontal do segundo maior mandamento, isto é, “amar o próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31). O cuidado com a qualidade de vida é algo que devemos buscar não somente para nós, mas para todos quanto pudermos beneficiar.

O Catecismo Maior de Westminster na pergunta 135, traz: Quais são os deveres exigidos no sexto mandamento? E, nos responde que: “Os deveres exigidos no sexto mandamento são todo empenho cuidadoso e todos os esforços legítimos para a preservação de nossa vida e a de outros, resistindo a todos os pensamentos e propósitos, subjugando todas as paixões, e evitando todas as ocasiões, tentações e práticas que tendem a tirar injustamente a vida de alguém; por meio de justa defesa dela contra a violência; por paciência em suportar a mão de Deus; sossego mental, alegria de espírito e uso sóbrio da comida, bebida, remédios, sono, trabalho e recreios; por pensamentos caridosos, amor, compaixão, mansidão, benignidade, bondade, comportamento e palavras pacíficos, brandos e corteses; a longanimidade e prontidão para se reconciliar, suportando pacientemente e perdoando as injúrias, dando bem por mal, confortando e socorrendo os aflitos, e protegendo e defendendo o inocente.” A sabedoria dos nossos pais da Assembleia de Westminster reflete todo o ensino bíblico dos nossos deveres com o nosso próximo.

Somos ordenados por Deus a promover a preservação da nossa vida e a de outros com a melhor qualidade possível. Devemos evitar qualquer ato, coisa, ou situação que possibilite enfermidades, empobrecimento, prejuízos, a má qualidade de vida ou a morte de qualquer pessoa. Deus nos chama para promover a paz, alegria e a prosperidade que a obediência do evangelho oferece. Se amamos a Deus acima de todas as coisas, também amaremos o nosso próximo como a nós mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas